A última rodada da primeira fase do Campeonato Piauiense 2026 definiu rebaixamento, classificados e a liderança da competição. Jogando em casa, o Corisabbá precisava de um verdadeiro milagre para escapar da queda, enquanto Atlético Piauiense e Fluminense disputavam posições no G4. No litoral, Parnahyba e Teresina apenas cumpriram tabela.
O Corisabbá entrou em campo, no estádio Tibério Nunes, em Floriano, lutando pela sobrevivência. Além de precisar golear o Piauí, ainda dependia de uma combinação improvável de resultados, torcendo contra o Teresina, que enfrentava o Parnahyba no estádio Pedro Alelaf, no litoral.
A melhor chance do time da casa veio em cobrança de pênalti. Phillip foi para a batida, mas parou no goleiro Pedro Paulo, que fez a defesa e manteve o placar zerado.
Mesmo atuando com um jogador a mais durante toda a segunda etapa, o Corisabbá não conseguiu transformar a superioridade numérica em gols. O clube terminou a competição na sétima colocação, com apenas 5 pontos, e foi rebaixado.
Mesmo já rebaixado, o Parnahyba entrou em campo disposto a se despedir da competição de forma honrosa. Apesar de maior posse de bola, o time do litoral não conseguiu transformar em gols. O Teresina pouco criou na etapa inicial.
No segundo tempo, o Teresina abriu o placar aos 15 minutos, após cobrança de escanteio. Patrick subiu mais alto que a defesa e marcou de cabeça.
O Parnahyba reagiu e chegou ao empate em cobrança de falta. Bismark marcou um golaço aos 42 minutos da etapa final, garantindo o 1 a 1.
Com o resultado, o Parnahyba encerrou sua participação com 3 pontos, em último colocado. O Teresina terminou a competição na 6ª colocação, com oito pontos.
No confronto entre Fluminense e Atlético Piauiense, no estádio Albertão, em Teresina, o primeiro tempo foi marcado por duas expulsões em um curto intervalo de tempo. Aos 21 minutos, o zagueiro Durkheim, do Fluminense, recebeu cartão vermelho direto após falta para parar o avanço de Esquerdinha. Três minutos depois, o atacante Brown, do Atlético Piauiense, também foi expulso por agressão após cotovelada em Xexeu.
Com dez jogadores para cada lado, a etapa inicial teve poucas emoções.
Na volta do intervalo, o jogo ganhou outra cara. Aos cinco minutos, Felipinho avançou pela direita e cruzou na medida para Luquinhas, que cabeceou para abrir o placar.
O Fluminense empatou aos 12 minutos, com gol de Léo. No entanto, o Atlético voltou a ficar à frente pouco depois. Felipinho recebeu e lançou Mandacaru, que finalizou para fazer o segundo.
Aos 31 minutos, Mandacaru marcou novamente. O camisa 19 avançou pelo meio, passou pela marcação e finalizou para decretar o terceiro gol.
Com a vitória por 3 a 1, o Atlético Piauiense encerrou a primeira fase na liderança, com 14 pontos. O Fluminense terminou na terceira colocação, com 11 pontos, também classificado para as semifinais.