Polícia Piauí
Comandante da PM-PI determina expulsão do sargento Mota após condenação por furto
O advogado Otoniel Bisneto, que faz a defesa do sargento Mota, disse que vai recorrer da decisão junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública. 
25/02/2026 10h25
Por: Redação Fonte: Cidade Verde

O comandante da Polícia Militar, Scheiwann Lopes, determinou a expulsão do sargento Avelar dos Reis Mota, conhecido como sargento Mota, após acusação de furto qualificado, considerado uma grave transgressão. 

Sargento Mota foi condenado a 4 anos, 2 meses e 12 dias de prisão por invadir uma residência e furtar um perfume em Teresina. A condenação foi decidida pela Vara da Justiça Militar de Teresina.

O Conselho de Disciplina da PM analisou as denúncias e indicou pela aposentadoria, considerada uma punição. 

Como é expulsão, precisa passar pela sanção do governador Rafael Fonteles. 

O advogado Otoniel Bisneto, que faz a defesa do sargento Mota, disse que vai recorrer da decisão junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

“Uma decisão do colegiado não pode ser derrubada por uma canetada do comandante. O Conselho de Disciplina julgou pela aposentadoria do Mota, após analisar todo o conjunto probatório. Por isso, vamos recorrer na Secretaria de Segurança”, disse Otoniel. 

Ele atribuiu a expulsão à “perseguição ao Mota” e que a investigação foi cheia de vícios. Sobre a investigação, o advogado afirmou que o vídeo não foi periciado e, por isso, as provas não foram validadas.

“O processo militar não pode ser avaliado pelo senso comum, mas pela técnica processual”, disse Otoniel Bisneto.