A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) realizou, na manhã desta terça-feira (23), em Teresina, um encontro estratégico no Centro de Formação de Professores Marcílio Flávio Rangel de Farias. A reunião teve como objetivo fortalecer a alfabetização nos municípios por meio do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com foco no diálogo e na construção coletiva de ações.
A iniciativa reuniu lideranças educacionais dos municípios vinculados à 18ª Gerência Regional de Educação (GRE), incluindo dirigentes municipais de Educação, coordenadores municipais do PPAIC, representantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e articuladores municipais de Teresina.
A programação contou com palestras de especialistas convidados, atividades formativas, apresentações culturais e a assinatura da “Carta pela Alfabetização da Grande Teresina”, documento que reforça o compromisso dos municípios com a garantia da alfabetização das crianças na idade certa.
A coordenadora municipal do PPAIC em Nazária, Fátima Lima, destacou que o encontro contribui para o aprimoramento das estratégias que vêm fortalecendo os resultados alcançados pelos municípios. “Percebemos o comprometimento dos profissionais que têm abraçado o PPAIC e fortalecido o regime de colaboração entre os municípios. Os resultados mais recentes foram muito expressivos, o que demonstra que estamos no caminho certo. Agora, o desafio é aperfeiçoar ainda mais um trabalho que já vem sendo desenvolvido com muito êxito”, afirmou.
Para a coordenadora municipal do PPAIC em Coivaras, Nilda Alves, o intercâmbio de experiências entre os profissionais que atuam diretamente na implementação da política de alfabetização é fundamental para fortalecer o trabalho das equipes. “Temos a oportunidade de alinhar estratégias importantes para a atuação nos municípios, sempre com o objetivo de ampliar os resultados que já são bastante positivos”, ressaltou.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que o encontro representa uma oportunidade para a troca de boas práticas e o alinhamento de ações voltadas ao alcance de novas metas educacionais. “Estamos fortalecendo o apoio técnico às redes municipais e consolidando o regime de colaboração com os municípios para impulsionar uma política essencial ao desenvolvimento das nossas crianças. Este encontro permite aperfeiçoar estratégias, compartilhar experiências bem-sucedidas e dar continuidade a um trabalho que tem produzido resultados cada vez mais expressivos”, concluiu o secretário.