Para aumentar as doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís (MA), e nos oito hemonúcleos distribuídos nas cidades de Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou reforçou a campanha Junho Vermelho. A ação tem como tema “São João da Doação: Venha doar sozinho ou com seu amor”.
Ao reforçar a importância das doações de sangue, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, lembrou que o gesto de solidariedade salva vidas. Nesta terça-feira (11), a circulação de doadores foi intensa no Hemomar.
"Somente com a adesão da população, dos nossos servidores e dos gestores que apoiam a campanha poderemos salvar mais vidas. A rede de coleta de sangue depende das doações regulares. Contamos com a ajuda de toda a população para evitar o desabastecimento e assegurar os atendimentos impostos pelas emergências em saúde”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A campanha vista o aumento de 10% do número de doadores em relação à campanha do ano passado. Para fazer parte dessa rede de doação, basta apresentar documento oficial com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar acima de 50kg; dormir bem nas 24h anteriores à doação, e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
A assessora técnica da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Thalita Abreu, de 35 anos, atendeu ao chamado e participou da rede de doação. "É muito importante a gente chamar atenção da população para essas campanhas porque elas salvam vidas. Sabemos que os nossos estoques estavam baixos, mas acredito que com datas comemorativas como esta, nós possamos alcançar o quantitativo de bolsas desejado".
O servidor da SES que atua no setor de Assessoria Jurídica, Pedro Teixeira, de 31 anos, também foi ao Hemomar participar da ação. "A doação de sangue é fundamental em todos os momentos. Salvar vidas é indispensável. Nós trabalhamos com processos em que as vidas passam por nossas mãos. Portanto, fazer executar isso na prática é motivo de muita satisfação".
A missão é sensibilizar a população sobre a doação regular, bem como a manutenção de estoque que atenda à demanda dos hospitais da capital e do interior do estado com coletas internas e externas. Cada bolsa de sangue coletada pode beneficiar até quatro pessoas, de onde são extraídos os componentes como hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.
Dalvina Siqueira, de 34 anos, é psicóloga. Segundo ela, doar sangue significa amor ao próximo. "Doar é você salvar uma vida, é poder ajudar alguém que você não conhece. É um ato de cuidado com amor ao próximo".
O profissional de vendas Cleiton Manuel Lopes, de 24 anos, fez doação para um familiar, e comentou a importância de se tornar doador de sangue. "Um parente meu se encontra internado e precisa de sangue, e aí eu vim fazer a doação. Eu já sou doador e sempre quando posso venho e faço a minha parte porque sei que é algo que outras pessoas precisam", compartilhou.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão integra a Rede SES funciona no bairro Jordoa, em São Luís, segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h. Além de fazer a doação na sede do Hemomar em São Luís, os doadores voluntários também podem se dirigir a um dos oitos hemonúcleos situados no interior do estado (Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês).
Coleta externa
Para ampliar as doações, o Hemomar realiza, ainda, ações de coleta externa. Nesta sexta-feira (14), a coleta externa será realizada no Iema no Cintra, das 8h às 17h, no bairro do Anil. No sábado (15), a ação ocorrerá na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, das 8h às 17h, no bairro Bequimão.
No próximo 21 e 22 de junho, a Hemomar levará a coleta externa para Assembleia de Deus, das 8h às 17h, nos bairros Aurora e Anjo da Guarda. No dia 26 é a vez da Cruz Vermelha na TV Mirante, no bairro São Francisco, e no dia 27 no Instituto 11 Elo, na Cidade Operária, ambos de 8h às 17h.
Mín. 22° Máx. 34°