O Brasil sofre com a falta de motoristas profissionais, um grande desafio da atualidade para os setores de transporte e logística. Pensando nisso, a JSL montou uma carreta para formação e treinamento de motoristas equipada com um Simulador de Direção Veicular da Younder, edtech de soluções educacionais para empresas com necessidades de treinamento para mobilidade e segurança viária.
A inauguração da carreta aconteceu em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, onde fica a operação da Suzano feita pela JSL. A logística no local é feita principalmente através de veículos bitrem florestais, que trafegam dentro de fazendas para buscar toras de madeira e levá-las a seus pontos de processamento. Trata-se de uma operação de alto risco, pois a carga é pesada e se movimenta muito.
O maior problema que precisa ser enfrentado no treinamento desses motoristas é o risco de tombamento, que pode acontecer em baixíssimas velocidades e pelos mínimos desvios na pista dado o peso e mobilidade da carga. Essa sensibilidade exigiu a criação de material personalizado para as aulas no simulador. “Nós estudamos a operação do cliente e desenvolvemos o veículo no software com cenários que representam de fato o dia a dia do motorista dessa operação”, afirma Fabiana Lopes, Gerente Comercial da Younder.
A maior parte dos sinistros é causada por terceiros que, ao dirigirem de forma imprudente, obrigam o motorista do veículo bitrem florestal a desviar para evitar uma colisão, o que acaba resultando em tombamento. As aulas criadas pela Younder para o treinamento de motoristas nesse cenário de transporte florestal reproduzem condições como essa. Dessa forma eles podem treinar situações de risco dentro de um ambiente controlado e seguro, desenvolvendo assim as reações necessárias para mitigar os acidentes. Ou seja: o motorista aprende a desviar do veículo terceiro, evitando a colisão, sem tombar o bitrem florestal.
E quando o motorista não consegue ter a reação adequada no Simulador de Direção Virtual? “O software permite o tombamento para que ele entenda que sua condução foi inadequada. Ele passa então por mais aulas para desenvolver a habilidade necessária”, informa Fabiana.
A expectativa é que, com o uso do simulador, a JSL consiga reduzir significativamente os incidentes e melhorar a eficiência operacional de suas frotas. Este investimento em educação por meio da tecnologia e segurança viária reflete uma tendência crescente no setor de logística, onde a tecnologia é utilizada para capacitar motoristas e promover um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.
Mín. 22° Máx. 34°