A Diocese de Floriano, sob a liderança do bispo diocesano Dom Júlio César Souza de Jesus, emitiu uma nota de esclarecimento para os fiéis católicos de Floriano e cidades vizinhas. O documento alerta a comunidade sobre as missas marcadas no Santuário Nossa Senhora da Guia, nos dias 11, 12, 18, 19 e 20 de setembro, que incluem batismos. A Diocese enfatiza que essas celebrações não estão em comunhão com o Papa Francisco e, portanto, não possuem vínculo com a Igreja Católica Apostólica Romana.
Dom Júlio César destacou a importância de esclarecer os fiéis a respeito da validade dos sacramentos realizados em instituições religiosas que não estão em plena comunhão com o Santo Padre. Ele ressaltou que o uso de termos e símbolos da Igreja Católica Apostólica Romana por outras denominações religiosas pode causar confusão entre os católicos.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, a nota alerta que os católicos que participarem dos sacramentos em igrejas que não estejam em comunhão com o Papa podem incorrer no pecado de apostasia, ficando fora da comunhão com a Igreja até que busquem a confissão. A Diocese esclarece ainda que tais sacramentos não são reconhecidos como válidos e reforça que, para a celebração de sacramentos em capelas particulares, é necessária autorização prévia do bispo diocesano.
A nota foi publicada no dia 11 de setembro de 2024, e a Diocese pede atenção aos fiéis para evitar equívocos em relação às celebrações religiosas na região.
Mín. 29° Máx. 40°