Com apenas 17 anos, Danillo Augustus de Oliveira Orsano foi aprovado na seleção para Agente de Atividades Agropecuárias do Ministério da Agricultura, através do Concurso Nacional Unificado (CNU). Ele se tornou o único candidato menor de idade aprovado no certame.
Recém-formado no ensino médio, ele conseguiu aprovação para o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias no Ministério da Agricultura, que oferece um salário inicial de R$ 7.436,29.
Estudante do Instituto Dom Barreto, ainda quando cursava a 2ª Série do Ensino Médio, já havia garantido uma vaga em Direito na Universidade Estadual do Piauí e conquistado a medalha de prata na Olimpíada Canguru de Matemática.
Neste ano, o estudante acertou 161 das 180 questões do ENEM, além de conquistar 900 pontos na redação. Com a aprovação, ele aguarda a definição da lotação para assumir o cargo assim que completar 18 anos, ainda no mês de fevereiro desse ano.
No Brasil, a depender do concurso, um candidato menor de idade até pode participar do certame. No entanto, caso seja aprovada, essa pessoa só poderá assumir o cargo quando fizer 18 anos.
Isso porque, de acordo com o artigo 5º da lei 8112, a idade mínima geral para ingresso no serviço público federal é 18 anos. Diante disso, com base na legislação brasileira, o candidato aprovado para o bloco 8 do CNU terá de atingir a maioridade até o dia de titulação do cargo.
Mín. 23° Máx. 33°