Nesta semana, o município de Parnarama está recebendo o Mutirão de documentação da trabalhadora rural do Maranhão, que garante acesso a documentos civis, previdenciários e trabalhistas às mulheres da agricultura familiar. A ação vai acontecer até sexta-feira (21), na Escola Municipal Cloves Campelo do Bomfim, com atendimentos das 8h às 17h.
O mutirão de documentação é uma ação que integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal. No Maranhão, a iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), pela Superintendência Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com apoio de diversos órgãos públicos. Em Parnarama, a ação conta com apoio da Prefeitura e do Sindicato de Trabalhadores Rurais.
Presente no Mutirão, o secretário da SAF, Bira do Pindaré, reforçou a importância dessa ação que garante acesso a documentos básicos de todo cidadão.
“A ação do mutirão é uma parceria estratégica entre o nosso Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da SAF e MDA, respectivamente. Ficamos extremamente felizes em ver a participação das mulheres do campo e da cidade em buscarem seus direitos”, destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
Durante o mutirão podem ser emitidos documentos como CPF, Carteira Nacional de Identidade, cartão do SUS, carteira de trabalho, certidão de nascimento, além de serviços jurídicos, emissão de CAF e Cadastro Ambiental Rural, além de contar com atendimentos de saúde e outras atividades. Dona Rosa Maria é moradora de Parnarama e viu no evento a oportunidade de emitir uma nova via da carteira de identidade. “Gostei muito por estarem aqui para ajudar a população a atualizar e emitir documentos”, disse.
A secretária Adjunta da SAF, Marileide Costa, afirmou que essa iniciativa cumpre o papel de dar dignidade às trabalhadoras rurais. "Com documentos em mãos, nossas trabalhadoras rurais podem acessar políticas públicas e participar de projetos produtivos, ter documento é obrigatório para os cidadãos e estamos dando oportunidades às mulheres e a toda população de Parnarama", pontuou.
Josileide Macedo Barros, da comunidade Preguiça, aproveitou o mutirão para realizar uma retificação no seu Cadastro Ambiental Rural (CAR) e foi prontamente atendida pela equipe do CAR da SAF. "Agradeço a equipe da SAF pelo atendimento feito, assim consegui atualizar as informações no meu CAR", disse a agricultora.
O mutirão conta com uma parceria estratégica com apoio de diversos entes, entre eles, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Prefeituras, Instituto de Identificação do Maranhão (Ident) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
Mín. 22° Máx. 33°