19°C 37°C
Floriano, PI
Publicidade

Atleta piauiense conquista bronze no salto triplo do Sul-Americano da Juventude no Panamá

O atletismo piauiense voltou a ganhar destaque internacional, nessa sexta-feira (24), durante os IV Jogos Sul-Americanos da Juventude Sub-18, reali...

25/04/2026 às 08h21
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O atletismo piauiense voltou a ganhar destaque internacional, nessa sexta-feira (24), durante os IV Jogos Sul-Americanos da Juventude Sub-18, realizados no Estádio Rommel Fernández, no Panamá. O jovem piauiense Guilherme Medeiros, de apenas 16 anos, conquistou a medalha de bronze no salto triplo. A competição reúne cerca de dois mil atletas de 15 países.

Continua após a publicidade

Com a marca de 14,11 metros, representando a seleção brasileira de base, Guilherme celebrou o resultado com emoção e consciência de que sua trajetória está apenas começando. “Não foi meu melhor salto. Senti o joelho no segundo, mas Deus sabe de tudo. Gratidão a todos que estiveram comigo, principalmente minha família. Isso aqui ainda é só o começo”, declarou o atleta após a conquista.

Antes mesmo da competição, a convocação para a seleção brasileira já era encarada como um marco na carreira do jovem. “Isso nem passava pela minha cabeça”, afirmou Guilherme, ao destacar a importância de representar o Piauí, o Nordeste e o Brasil em um evento internacional.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Secepi

Treinado pelo professor Alberto Sobrinho, Guilherme vem se consolidando como uma das promessas do atletismo nacional. Segundo o técnico, a convocação precoce reforça o potencial do atleta. “Essa convocação é de extrema importância para ele, para o Piauí e para nosso clube. Ele está entrando para a história como um dos poucos piauienses convocados para a seleção brasileira na categoria Sub-18”, declarou na imprensa.

Bicampeão do salto triplo no Campeonato Norte-Nordeste de Atletismo, Guilherme agora soma ao currículo uma medalha continental, resultado que emociona a família. A mãe do atleta, Hiracy Medeiros, não escondeu o orgulho. “Já chorei muito de tanta alegria. Ele é o único representante do Piauí e já está trazendo uma medalha”, disse.

Continua após a publicidade

A secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância dos investimentos contínuos. “É notório o fortalecimento dos nossos atletas e do esporte piauiense com os programas e projetos implantados pelo Governo do Estado. Resultados como esse incentiva talentos e leva o nome do Piauí cada vez mais longe”, afirmou.

O desempenho do jovem também reflete o impacto das políticas públicas de incentivo ao esporte no estado. Guilherme é beneficiário do programa Bolsa Atleta Estadual, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), recebendo auxílio mensal de R$ 1.000,00 para apoiar sua formação no alto rendimento.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Secepi
Floriano, PI
28°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 37°

27° Sensação
2.02km/h Vento
34% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h02 Nascer do sol
05h46 Pôr do sol
Qua 37° 23°
Qui 37° 20°
Sex 36° 21°
Sáb 34° 24°
Dom 36° 25°
Atualizado às 21h25
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,860,26 +0,49%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%