24°C 37°C
Floriano, PI
Publicidade

“Não podemos deixar ninguém para trás”, afirma Rafael Fonteles em formatura de mil adultos e idosos pelo Alfabetiza Piauí

O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (26), da solenidade de certificação do programa Alfabetiza Piauí, que reuniu mil estudan...

27/05/2026 às 00h51 Atualizada em 27/05/2026 às 10h16
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (26), da solenidade de certificação do programa Alfabetiza Piauí, que reuniu mil estudantes das 21 Gerências Regionais de Educação do estado em um momento simbólico de conclusão do processo de alfabetização. A cerimônia celebrou histórias de superação de trabalhadores, agricultores, artesãos e de centenas de pessoas que retomaram os estudos por meio da iniciativa do Governo do Estado voltada à educação de jovens, adultos e idosos.

Continua após a publicidade

Para o governador Rafael Fonteles, o programa é uma ação extremamente importante do Governo do Estado para corrigir uma distorção histórica de gerações e gerações de piauiense que não tiveram o direito de pisar em uma sala de aula. “Nunca é tarde para decidir estudar ou agarrar a oportunidade de estudar, como é o caso aqui de um jovem de 95 anos que se alfabetizou. Então, isso demonstra que realmente não podemos deixar ninguém pra trás e sempre é tempo de estudar”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Gabriel Paulino

Aos 95 anos, Severino Nascimento, de Angical, celebrou a conquista da alfabetização. Ele é o mais idoso dentre os formados. “Estou muito orgulhoso de estar aqui e quero dizer pras pessoas terem força e não ficarem perdido no tempo”, declarou.

Continua após a publicidade

Outro exemplo de que a idade não é impedimento para aprender a ler e escrever é Ana Maria Sousa, de 55 anos. Ela conta que parou de estudar muito cedo para trabalhar e ajudar no sustento da família e dos filhos. “O tempo foi passando, impedindo que eu procurasse alguma coisa melhor pra mim e agora veio o Alfabetiza Piauí, que foi uma coisa maravilhosa. Participei de tudo direitinho e estou aqui hoje me formando, em uma festa linda, maravilhosa”, destacou.

O programa Alfabetiza Piauí integra a política educacional do Governo do Estado para combate ao analfabetismo e ampliação do acesso à educação básica, especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa busca garantir inclusão social e novas oportunidades, por meio da alfabetização e continuidade dos estudos.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Gabriel Paulino

“É um momento sempre muito emblemático e emocionante no qual a gente vê adultos e idosos, que não puderam estudar e que agora estão tendo essa oportunidade. Já são mais de 3 mil alunos formados em todo o Piauí, além de outros 52 mil matriculados, que também estão se preparando para chegarem nessa fase de formalização de aprender a ler, escrever e ser alfabetizado”, ressaltou o secretário da Educação, Rodrigo Torres.

E a meta, de acordo com o governador Rafael Fonteles é que o programa Alfabetize chegue a 100 mil piauienses. “Continuamos o nosso esforço para chegar a essa meta e diminuir esse déficit histórico que coloca o Piauí ainda como um dos estados com grandes índice de analfabetismo, que é exatamente essas gerações de adultos e idosos os quais foram sonegado o direito de estudar”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Gabriel Paulino

Floriano, PI
22°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

22° Sensação
1.75km/h Vento
63% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h02 Nascer do sol
05h46 Pôr do sol
Qui 37° 20°
Sex 36° 23°
Sáb 33° 24°
Dom 36° 26°
Seg 36° 20°
Atualizado às 06h06
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,093,63 +0,27%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%