
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), através da Superintendência de Assistência Social, realiza o Encontro Estadual da Proteção Social Especial do Piauí. O objetivo é discutir estratégias, fortalecer a rede socioassistencial e compartilhar experiências sobre a proteção social especial no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento segue até esta terça-feira (23), no Diferencial Eventos, em Teresina.
Voltada para técnicos e gestores municipais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), a iniciativa promove a qualificação e o fortalecimento da assistência social no estado. A programação do evento conta com debates, mesas-redondas, círculos de diálogo e apresentações culturais, consolidando um espaço de construção coletiva.

Para o diretor do departamento de Protenção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Regis Spíndola, foram discutidos temas que são fundamentais para o dia a dia as equipes e unidades de atendimento. ” Tivemos a participação de vários municípios do Piauí que trouxeram questões, desafios e sobretudo o momento de pensarmos as estratégias para proteger cada vez mais as crianças, adolescentes, pessoas idosas, mulheres vítimas de violência, pesssoas com deficiência e todos aqueles que precisam da política de assistência social enquanto instrumento de proteção social”, explicou.

Segundo a superintendente de Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, o encontro contou com a participação de 400 pessoas, entre técnicos e gestores municipais da área no Piauí. “Durante esses dois dias, discutimos avanços e mudanças no setor. Enquanto secretaria, estamos aqui para apresentar os novos mecanismos que devem ser desenvolvidos e aplicados pelos gestores nos municípios”, pontuou.

De acordo com a técnica de assistência social de Cajueiro da Praia, Joriela Araújo, os encontros coletivos qualificam as práticas no campo da assistência social. “Ao participarmos das capacitações, ganhamos experiência e aprimoramos nosso trabalho diante das demandas específicas do município. É um evento que ilumina nosso fazer e amplia o olhar, porque acredito que muitas conquistas ocorrem no coletivo, não no individual”, acrescentou.

Mín. 19° Máx. 37°